domingo, 18 de setembro de 2011

I CIBERJUR: SUCESSO ABSOLUTO!

Neste três dias - 16, 17 e 18 de setembro de 2011 - a comunidade jurídica e tecnológica se reuniu na Escola Superior de Advocacia em São Paulo com o objetivo de trocar experiências e debater os rumos da intersecção entre o Direito e a Tecnologia.
O sucesso do evento pode ser percebido ao longo dos três dias de congresso, à medida que se verificava nos corredores, auditórios, salas de debate e mini curso os comentários dos congressistas e dos palestrantes no sentido de que ali estava se podendo discutir os rumos desse mercado tão amplo e ainda inexplorado da advocacia e da tecnologia.
Neste maravilhoso evento que contou com a presença de grandes nomes do direito eletrônico e da área de tecnologia da informação, além de professores, advogados, engenheiros, desenvolvedores de programa, administradores, técnicos de informática, estudantes de Direito e de Tecnologia, entre outros profissionais e pessoas interessadas no debate, o calor das discussões formuladas nos painéis, proporcionada pelo ambiente informal e intimista que a dinâmica do congresso propiciou, discutiu-se desde a neutralidade na rede até temas como plano nacional de banda larga e  defesa da dignidade da pessoa humana no ambiente virtual, passando por redes socias, internet, cloud computing, provas digitais, proteção legal do software, crimes eletrônicos e informáticos entre tantos outros.
Enfim, a comunidade jurídica, tecnológica e civil como um todo têm, a partir de agora, um marco e uma referência no embate de questões de suma relevância para o progresso e a segurança tecnológica e dos dados da presente e das futuras gerações, a medida que está implantado, com este congresso promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia da OABSP, o marco inicial de vindouros e, como certeza, produtivos debates e questionamentos acerca dos assuntos relacionados à Ciência, Direito e Tecnologia.
Parabéns a todos os envolvidos: congressistas, palestrantes, debatedores, patrocinadores, comissão organizadora, alunos e instituições participantes.
Temos, ao final de tudo isso ao menos a certeza de que cada um daqueles que passou pelo evento, seja em que condições for, nele atuando, nele trabalhando ou ainda nele debatendo e assistindo, saiu com a sensação de que algo novo foi a si incorporado. E, a partir disso, a semente da curiosidade, que move o mundo e a ciência, esta plantada!
Sucesso a todos! Até o próximo ano!
Dayane Fanti - Advogada